Acabem com as passwords e os pins


Tenho um problema gravíssimo com passwords e pins. Odeio! Não consigo fixar nem um. Hoje passei o dia a tentar entrar no Spotify. Qual entrar com o facebook qual quê... Estava a entrar com o perfil errado e a password certa, ou ao contrário, sei lá.

Ora pois cá está um artigo que é praticamente um atentado à minha segurança cibernética (alguém ainda usa este palavrão?). Já estava para aqui nos rascunhos a remoer e eu hoje lembrei-me novamente dele. Ora bem, eu pertenço ao grupo de pessoas que cantarola o número do cartão de cidadão e de contribuinte de cor. E alguns números de telefone, também. Mas passwords e pins (eu sei, são quatro números apenas, mas porra, não ficam!) tiram-me do sério. Não consigo.

Tanto é que há umas semanas quando aproximei o cartão de um terminal de multibanco e apareceu uma mensagem no visor "transacção aceite" eu ia fazendo uma figura muito triste no Continente. 
Pensei eu: mas eu não tenho de marcar o código?! A sério??? Uau!!! 
Foi um misto da minha avó nas escadas rolantes do Cascaishoping na década de 90 do século passado: 
"ai Jesus que isto parece tão perigoso"
e a minha primeira viagem de avião:
  UAU!!!

Um dia sou proibida de entrar no Continente. Antes deste meu episódio tinha lá ido com a J. e foi... (wait for it) legendary! Saí de lá com ela a arrastar-se pelo chão, de barriga para baixo agarrada com os dois braços à minha perna esquerda. E com a banda sonora do costume: gritaria infernal de uma birra descomunal de uma criança de 3 anos. O percurso bateu todos os recordes: foi desde a linha de caixas até ao elevador para o estacionamento subterrâneo.

Portanto, depois de vários cartões engolidos pelas máquinas multibanco (sim, esgoto sempre as três tentativas, a esperança é sempre a última a morrer), o contact-coiso, foi o equivalente ao Salvador e a Eurovisão: um desenguiço fenomenal. Eu sou aquela pessoa a quem o banco manda um cartão - ou à empresa - e eu vou mudar o código e depois esqueço-me para qual número é que mudei. Moral da história: não me entreguem cartões multibanco. Cash, please.

Portanto, quando os sites me perguntam se quero entrar com o Google ou com o Facebook, só me apetece distribuir amor! Eu sou do tempo em que o homebanking obrigava à instalação de uns certificados pavorosos nos computadores e que nos enviavam emails mensais a mandar mudar a password. Chiça, a sério!? Quantas vezes tive de ir ao balcão fazer novo pedido de acesso? Desisti, ora pois. Cinco anos depois já é mais simples mas mesmo assim pedem a porcaria da password. Mas tudo bem, é pela segurança dos nossos tostões. Os sites com entrada com o facebook e o google, estão todos de parabéns, muito bem. Lá vou mudando as passwords, dando-lhes uma cosmética, mas até agora tudo bem. Tenho aquela app do google que manda uma mensagem para o telemóvel ou o tablet e é preciso casar o número de um ecrãn com o outro, conhecem? Lindo! Adoro, fico super contente. Depois nas horas mortas vou vendo a lista dos sítios e das horas em que houve acesso à minha conta.

Mais alguém desse lado com problemas com pins e passwords? Vá, não me deixem sozinha! Acusem-se!



Comentários

Mensagens populares