O Algarve e a minha tara pelas notícias do trânsito

E pronto.
Pode respirar.

O mês de Agosto, é o tempo "do Algarve, no Algarve e para o Algarve". Nós por cá, é oito ou oitenta, amamos ou odiamos os 31 dias do mês de Agosto. Não sei se por habituação ou porque talvez as estatísticas estejam do meu lado, achei o mês de Agosto bastante mais calmo do que o do ano passado, pelo menos aqui em Quarteira. 

Eu amei. Adoro o Algarve, doze meses por ano.

Já vos falei da minha tara em ouvir as notícias do trânsito? Pois, eu adoro ouvir as notícias do trânsito (Antena 1, TSF, Comercial, papo-as todas). Não me levem a mal os que com ele sofrem as duas horas infernais matinais e que mais vale o comboio apinhado, mas todas aqueles engarrafamentos nas VCcoisas e ICnhonhós fazem parte de uma vida que deixei para trás. É verdade que a N125 é um pesadelo, e o estacionamento em certas praias é um horror (durante o mês de Agosto). Mas eu vivo numa cidade com praia urbana, tipo descer, atravessar a avenida e já está: areia e mar. Quantas vezes fui à praia este Verão? Talvez umas cinco. A praia está ali todo o ano, OK? 

Mas estava a falar do trânsito: não dei por ele este Verão. E tive dias de centenas de quilómetros feitos em menos de 10 horas uns quantos dias. Agora em Setembro, voltaram as notícias do trânsito: recomeçou a escola, mas curiosamente não falam de nenhuma das avenidas por onde tenho de passar. Na última 6ª feira viemos da escola para casa a pé. Sim, é essa a distância.

Em Setembro só pode tirar férias uma mão meia vazia de gente. E a verdade é que agora é uma maravilha: isto é o paraíso e uma pechincha para esses sortudos! Fui ao supermercado umas quantas vezes no mês passado e alucinei, mas sou ave rara adepta das máquinas self-service, desculpem lá sindicatos. Imagino que para os gestores do pseudo-hipermercado, o cash flow deve ter finalmente feito sentido, mas ainda há dias, num take away aqui perto troquei umas impressões com a dona e ela dizia, "ai este Algarve, ou é oito ou oitenta". E de repente, puf, desapareceu toda a gente. Venha o low cost: gente mal intencionada a tentar comprar umas noites por meia dúzia de cêntimos que não paga a electricidade, quanto mais a cama com roupa lavada e o apartamento limpo.

Dá pena para quem agora respira de alívio, os muitos negócios que entraram de férias. Ou voltaram a por a tabuleta do "Trespasse" na janela. Ando há dois meses à caça de um serviço de pequena obra e hoje voltei a levar uma tampa: primeiro porque estavam cheios de trabalho; depois porque foram de férias e agora porque já não fazem o serviço... Em Agosto entrámos numa oficina automóvel: as máquinas e os postos todos paradinhos, só aceitavam marcações a partir de 17 de Setembro. Ainda bem que a avaria no boguinhas não era grande e marcámos para hoje; passa lá esta noite, coitado.

O mês de Agosto foi giro: animação, feiras, gente na rua e na praia, nos mercados, nas filas para os barcos. Para nós o Aquashow está para o trânsito como o nó do Estado Maior para o IC19, mas é só durante o mês de Agosto. E cerca de 20 minutos duas vezes por dia. Os nossos engarrafamentos terminam com o regresso das notícias de trânsito.

Afinal, não mudei só de morada, mudei de planeta.
E posso respirar.
fonte: pixabay.com



Comentários

Mensagens populares